3 Benefícios psicológicos da gratificação atrasada e por que precisamos ser pacientes

3 Benefícios psicológicos da gratificação atrasada e por que precisamos ser pacientes

 “Eu vejo, eu gosto, eu quero, eu tenho.” — Ariana Grande

Em um mundo onde você pode receber quase qualquer coisa à sua porta em 24 horas, provavelmente nos tornamos a sociedade humana mais impaciente até hoje.

A internet tornou literalmente tudo e qualquer coisa disponível ao seu alcance. Com um clique no botão, você nem precisa ir à loja para comprar o que deseja.

A gratificação instantânea tornou-se o nome do jogo. No entanto, a gratificação atrasada tem muito mais benefícios para nossa vida e bem-estar geral. Quando você adia a gratificação, você realmente aprende a controlar melhor seus impulsos, melhorando seu autocontrole e colhendo recompensas ainda maiores no futuro. 

Então, você deve começar a usar um pouco mais de gratificação atrasada? Aqui está o que você precisa saber!

Gratificação Atrasada x Gratificação Instantânea

A gratificação instantânea é quando você cede imediatamente aos seus desejos, dando a si mesmo o que deseja.

Por exemplo, talvez você tenha visto um vestido online. Sem pensar duas vezes, você clica nele e compra. Isso, meus amigos, é gratificação instantânea (ou muito perto!). 

E você provavelmente se sente muito bem com isso depois daquela onda de endorfinas e dopamina. Mas é apenas um impulso rápido. Talvez mais tarde você ache que não deveria ter comprado por impulso. Você já está acima do seu orçamento. A gratificação instantânea pode rapidamente se tornar problemática.

Enquanto isso, a gratificação atrasada envolve resistir à tentação. Por exemplo, talvez você adie a compra desse vestido até que seu orçamento esteja de volta ao par ou talvez até que você passe no grande exame que está por vir.

Ou talvez você perceba que há coisas maiores e melhores além desse vestido que você pode trabalhar agora!

Quais são alguns exemplos de gratificação atrasada? 

Aqui estão alguns outros exemplos para realmente impulsionar essa gratificação atrasada que significa para casa:

  • Guardar dinheiro para a aposentadoria
  • Tratando-se depois de realizar uma grande tarefa
  • Alimentação saudável para alcançar um estado mais elevado de saúde e bem-estar
  • Aprender uma nova habilidade ou fazer um curso para obter uma promoção

A gratificação atrasada faz você mais feliz?

Tecnicamente, sim, pode. Na verdade, as diferenças entre gratificação atrasada e gratificação instantânea são enormes quando se trata de satisfação geral com a vida.

3 Benefícios da Gratificação Adiada

Então, como a gratificação atrasada faz isso? Quais são os benefícios exatamente?

1. Pode ensiná-lo a se tornar mais presente nos relacionamentos.

Aqui está a coisa: a gratificação instantânea tende a fazer com que as pessoas coloquem suas próprias necessidades acima das outras. Embora isso seja ótimo às vezes, pode ter um impacto negativo em seus relacionamentos outras vezes. 

Com a gratificação atrasada , você se torna mais generoso e atencioso. Você trabalhará com alguém para descobrir como você pode satisfazer suas necessidades, em vez de apenas se preocupar com as suas. Isso promove laços e relacionamentos, ajudando você a aproximar seus entes queridos.

Artigo relacionado: Amor saudável e harmonioso: 7 ferramentas de relacionamento para manter no bolso

2. Pode levar a uma melhor saúde física e mental.

Ao não ceder aos nossos impulsos todas as vezes em termos de não se exercitar ou comer fast food, podemos, inevitavelmente, melhorar nossa saúde física. 

Além disso, mentalmente, isso pode ajudá-lo a alcançar objetivos melhor (e mais rápido!) Isso pode ter um impacto profundo na experiência humana, levando-a a uma profundidade totalmente nova. 

3. Melhora o autocontrole geral.

Adiar a gratificação é um teste de nosso autocontrole, todas as vezes.

De muitas maneiras, é como construir músculos. Quanto mais você faz isso, melhor você fica e mais autocontrole você tem. Então, flexione esse músculo!

Por que a gratificação atrasada é tão difícil?

Especialistas sugerem que a gratificação atrasada pode parecer difícil devido à incerteza do futuro. E isso nunca foi mais difícil do que agora. 

É difícil prever o futuro. Você pode pensar que a oportunidade pode passar por você ou não voltará a aparecer. Ou talvez que nenhum benefício a longo prazo venha disso.

De certa forma, a gratificação atrasada se resume a ter fé e confiança no futuro. Você tem que confiar que está destinado a coisas maiores e melhores para evitar cair na armadilha da gratificação instantânea.

Mais uma vez, tudo se resume à prática! 

Experimente… Como a gratificação adiada pode melhorar sua vida?

Começa hoje. Adie a gratificação em apenas algumas horas para essa única coisa. Talvez quando algumas horas chegarem, você nem se lembre do que estava tentando evitar em primeiro lugar. Ou quem sabe, talvez você tenha encontrado algo ainda melhor!

Quando você adia a gratificação, um outro mundo se abre para você. Significa oportunidade e um caminho para encontrar a verdadeira felicidade, em vez de apenas momentos fugazes de gratificação.